29 de fev. de 2012

Entrevista: Carlos Eduardo Lino

A Equipe Futebol Report teve o imenso prazer de entrevistar um "mito" do jornalismo esportivo brasileiro. Apresentador do SporTV News e jornalista, Carlos Eduardo Lino é o nome da fera! Desde já agradecemos a compreensão e o apoio que ele nos proporcionou.


Veja abaixo a entrevista completa:

Futebol Report: Conte um pouco sobre sua carreira jornalística:
Carlos Eduardo Lino: Sou catarinense de Florianopolis. Trabalho desde os 17 anos no meio, quando iniciei o curso de jornalismo na UFSC. A entrada precoce se explica pelas carências do mercado da época (1983) e por ter começado em radio, onde a exigência de formação superior não existe. Nesses quase 30 anos de carreira, trabalhei em diversos veículos, de todos os segmentos, sempre em SC. Em 1998 integrei a equipe de cobertura da TVBandeirantes de SP na Copa da França. Fui repórter baseado na seleção brasileira ao lado de Osvaldo Pascoal e Fernando Fernandes. Também passei vários períodos no RJ integrado à equipe da TV Globo, mas sempre mantendo o vinculo em SC. Em 2009 aceitei o convite feito pelo Sportv e me transferi para o RJ. Em 2010 fui para SP e desde agosto do ano passado estou de volta à equipe do Sportv no RJ.

FR: Você enfrentou dificuldades em sua profissão até chegar onde está?
CEL: A persistência bancou qualquer dificuldade. Tenho quatro filhos, uma família linda, não é fácil administrar datas, folgas, mas ser jornalista é aceitar isso muito cedo. E hoje parece natural.

FR: Quando e como foi que você parou e pensou: "Vou ser jornalista esportivo"?
CEL: Penso sempre que sou jornalista. Isso ficou claro quando entrei na universidade. O esporte veio pela oportunidade inicial e identificação com meu pai, radialista esportivo (Murilo Jose, já falecido).

FR: Como é trabalhar no Sportv, ao lado de grandes nomes do jornalismo esportivo brasileiro?
CEL: O Sportv é um veiculo que dá suporte profissional à altura do que oferece ao público. Não adiantaria vender qualidade sem permitir condições adequadas a quem executa as tarefas. Sou feliz onde trabalho e me sinto respaldado por quem comanda. Fora isso, o convívio profissional é excelente. Com grandes profissionais em todas as áreas.

FR: Você é um dos apresentadores do Sportv News. Como é fazer esse programa que, imagino, seja muito prazeroso?
CEL: O Sportv News é gostoso de fazer, sim. Mistura a cobertura ao vivo pós-eventos com factual e produção. Tem uma equipe imensa de bastidores e uma coordenação atenta, competente. O alto nível profissional acompanha o relacionamento humano. Jornalismo duro, pesado, mas tocado por uma equipe inteligente e leve. Isso faz uma diferença!!!

FR: Como consegue conciliar seu trabalho com os momentos de lazer?
CEL: Não consigo. Mas me esforço.

FR: Qual o momento mais marcante de sua carreira?
CEL: Este. O Sportv me realiza. O horário do News (noite) me permite ficar em casa durante boa parte do dia. E o RJ durante o dia é bom pacas. Fazemos grandes coberturas, vem aí Olimpíada, Euro, depois Copa das Confederaçoes...

FR: Qual o maior jogador de todos os tempos na sua opinião?
CEL: Pelé.

FR: E hoje? Messi, Cristiano Ronaldo ou Neymar?
CEL: Hoje Messi, amanha Neymar e quem sabe um dia CR7 - mas duvido.

FR: O que está achando desta "Nova Geração" da Seleção com o Mano Menezes?
CEL: Pouco conceito de jogo. Moldada por circunstâncias e interesses.

FR: Como você avalia o futebol brasileiro atualmente no cenário mundial, tendo em vista times como o Barcelona e o Real Madrid?
CEL: Falta cumprir a promessa de resgatar um conceito de jogo que nem parece mais nosso. Bola no chão era coisa de brasileiro. Hoje o campeonato carioca, que era clássico, termina o primeiro tempo da final com 21 bolas alçadas na área.

FR: Qual o conselho para aqueles que querem seguir a profissão de jornalista esportivo?
CEL: Pensar primeiro em ser jornalista. Esporte é editoria. O resto é persistir. Paixão por esporte, modalidade, time... Cuidado. Paixão turva s visão.

FR: Deixe um recado para os leitores do nosso blog que, com certeza, são seus fãs:
CEL: Ah... Respeito. Gentileza. Espirito esportivo. Vamos sempre preservar os bons valores. E nos divertir.

FR: Obrigado Carlos Eduardo Lino! Muito sucesso em 2012! Que Deus te abençoe sempre e muito sucesso!
CEL: Em dobro, em dobro!!

Equipe Futebol Report

1 comentários:

Anônimo disse...

Excelente o blog! Nunca vi um blog de futebol tão bom e tão organizado como esse! Belas entrevistas, posts muito bons! Menu muito organizado! Parabéns, continuem assim!

OBS: só falta voltar a postar né? rsrs Sei que vocês estão sem tempo, vi você falando no twitter! Boa sorte!

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India