23 de fev. de 2012

Entrevista: Décio Lopes

A Equipe Futebol Report teve o imenso prazer de entrevistar um dos melhores e mais respeitados profissionais do mundo jornalístico / esportivo: Décio Lopes! Jornalista esportivo e apresentador do programa Expresso do Esporte, no canal SporTV.



Veja abaixo a entrevista completa:

Futebol Report: Conte um pouco sobre sua carreira jornalística:
Décio Lopes: Antes de sair da faculdade, eu já estava na Globo. Passei no concurso p estagiários quando ainda cursava o útlimo período de Comunicação Social (na UERJ). Portanto, minha carreira de jornalista (e de jornalista de tv... e de jornalista da Globo) começou o mais cedo
possível. Isso marcou toda a trajetória a seguir.
Foram 14 anos de muitas lições, experiências e boas reportagens... Até que eu pedisse demissão e criasse a minha produtora independente, a Maria TV – empresa que tem a Globo/Globosat como sua maior cliente até hoje.

FR: Você enfrentou dificuldades em sua profissão até chegar onde está?
DC: Todos enfrentamos muitíssimas. É assim mesmo. É assim que tem que ser. E é preciso estar preparado para muitas pancadas, é preciso espírito guerreiro e determinação. É como no boxe: nao basta saber jogar, é preciso saber apanhar. Na vida também é assim. As pancadas vêm de todos os lados. Sempre. Sempre. Sempre. Não adianta ter ilusões e crer no invrso.

FR: Quando e como foi que você parou e pensou: "Vou ser jornalista esportivo"?
DC: Sempre gostei muito de esporte. Sempre frequentei estádios, arqubancadas... Venho de uma família apaixonada por futebol. Eu fui, também, jogador de basquete. Joguei até a categoria de juniores, quando tive que optar pelos estudos.
Entao sempre pensei em ser um jornalista esportivo.
A decisão final veio na própria entrevista para o estágio na Globo. vc era provocado a dizer as suas áreas de interesse. Na hora nem tive dúvidas: disse que era esporte e só. Eu queria trabalhar com esportes. Felizmente foi o que aconteceu. Agradeço muito a Deus por ter tido a determinação de responder com tanta convicção naquele dia.

FR: E hoje? Messi, Cristiano Ronaldo ou Neymar?
DC: Messi. Quilômetros à frente. Pelos resultados, pelas conquistas, pela arte, pelo exemplo de comportamente humilde e auxília incansável ao time... Cristiano em segundo. É outro cracaço. é um jogador brilhante, embora não tenha tido sorte por ter nascido na mesma época desse time do Barça, para mim uns dos 5 melhores de todos os tempos.
Neymar é uma ótima promessa. Tem tudo para virar um craque internacional e torço muito para que ele chegue lá. E para que o Brasil recupere o seu protagonismo no futebol internacional. Mas hoje, comparado a Messi e Cristiano, Neymar ainda está bem abaixo. E ele teve a humildade de reconhecer isso há pouco tempo. Ele ainda tem muito arroz com feijão pra comer, muitas conquistar para realizar. Torço muito e acredito muito no potencial dele para chegar lá.

FR: O que está achando desta "Nova Geração" da Seleção com o Mano Menezes?
DC: O momento é muito difícil. Poucas vezes na vida vi a seleção tão perdida, tão apagada, não despertando a mínima confiança do torcedor. O futebol é muito dinâmico, as coisas mudam rapidamente, mas o momento é complicadíssimo. A velha geração foi aposentada cedo demais – pelos vícios da nossa imprensa, do nosso torcedor e dos nossos cartolas de acharem culpados, “bodes expiatórios” e promoverem inquisições após as derrotas.
Queimamos os mais velhos e ainda não temos uma nova geração pronta. OS resultados mostram isso.
Mano deixou-se levar pela imprensa e pela politicagem. Entrou nessa “barca” da renovação total. Perdeu várias partidas e tentou voltar atrás. MAs aí já era tarde. Estamos sem rumo.

FR: Como você avalia o futebol brasileiro atualmente no cenário mundial, tendo em vista times como o Barcelona e o Real Madrid?
DC: Perdemos o protagonismo. É um fato. Não temos mais craques na disputa de melhores do mundo. Não temos mais camisas 10 ou camisas 9 nas maiores potências mundiais. Nossa seleção mostra um jogo de nível mediano.
Acho que as lesões de dois jogadores importantíssimos, Kaká e Ganso (os dois melhores de suas gerações), atrapalharam o processo todo. Quebraram o andar normal dos acontecimentos.
A excessiva valorização dos volantes e jogadores defensivos – motivadas pelos nossos treiandores, em nível doméstico – também atrapalharam. O momento não é nada bom.
Mas, como eu disse, o futebol é muito dinâmico. Em pouco tempo as coisas mudam.
Aguardemos, sem desespero. E sem inquisições e fogueiras.

FR: Qual o conselho para aqueles que querem seguir a profissão de jornalista esportivo?
DC: Ler. Muito. Tudo. A todo momento. Quem não lê muito, não escreve bem. Nunca vai escrever. Não adianta se enganar. Então é preciso ser um parabólica, uma esponja de informação. Ler tudo o que for possível. Especialmente bons livros.
No mais, observar e aprender. Quem tem a humildade de observar e aprender, sai sempre na frente.
Esteja preparado para muitas pancadas. Saiba que não há nada como um dia após o outro. Hoje vc beija a lona, amanhã levanta e segue em frente.
Tenha fé.
E, no mais, seja bom. Vale à pena ser uma pessoa boa, correta e ética. Sempre. O universo te recompensa.

FR: Deixe um recado para os leitores do nosso blog que, com certeza, são seus fãs:
DC: Primeiro o meu agradecimento aos que seguem o Expresso do Esporte, aos que nos dão força para trabalhar a cada dia.
Depois, um recado mais objetivo: o esporte é maravilhoso. Vamos seguir amando o esporte e o tratando com nobreza e carinho.
Sem excessos de fanatismo, sem agressividade, sem emrpestar ao esporte algo que ele não tem: a intolerância. Esporte é festa, é diversão. Tem que ser sempre assim.
Por fim, repetindo o que disse acima: seja bom. Seja ético. Seja honesto. Vale à pena. O Universo sempre recompensa bem os justos e os humildes.

FR: Obrigado Décio! Aguardo resposta! Muito sucesso em 2012! Que Deus te abençoe sempre e muito sucesso!
DC: Foi um prazer. Abração, ótima sorte e fé em Deus.

Equipe Futebol Report

1 comentários:

Anônimo disse...

Parabens pela reportagem. O Decio Lopes e um dos "caras" fora de serie!!! legal....

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India